Benefícios flexíveis: como atrair e reter talentos na empresa
Todo bom gestor já sabe: reduzir a taxa de rotatividade é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Até porque esse cuidado possibilita não somente a retenção de grandes talentos, como também faz com que a organização tenha uma boa economia.
E quer saber da última? Um dos caminhos para isso é proporcionar benefícios flexíveis aos funcionários. Atualmente, este é um diferencial importante no ambiente corporativo, permitindo que cada indivíduo escolha como utilizá-lo conforme as suas prioridades. Diante disso, nada mais justo do que aprofundar no assunto e, quem sabe, começar a colocar essa ideia em prática.
Para te ajudar, trouxemos neste post todas as informações necessárias sobre o assunto, explicando o que é e como implementar os benefícios flexíveis em um negócio. Acompanhe e comece já essa mudança!
O que são benefícios flexíveis e como funcionam?
Podemos dizer que os benefícios flexíveis consistem em um conjunto de diferenciais oferecidos pelas organizações aos seus funcionários. E, por serem flexíveis, essas vantagens permitem que cada indivíduo escolha como deseja utilizá-las, sempre de acordo com as suas necessidades.
Ou seja, em vez de disponibilizar um pacote fixo, os profissionais recebem um tipo de “crédito” ou um valor pré-determinado, que pode ser usado em variadas situações, seja para alimentação, saúde, mobilidade, educação ou lazer e entretenimento.
Como exemplo, destacamos o famoso vale-presente — modalidade que proporciona total liberdade de escolha para os funcionários. Hoje em dia, as pessoas podem utilizar essa solução em serviços, lojas ou em experiências que conversem com as suas preferências, aumentando a satisfação e o bem-estar de toda a equipe.
Qual a importância da oferta de benefícios flexíveis aos colaboradores?
Não é por menos que os benefícios flexíveis vêm sendo, a cada dia, mais utilizados no universo corporativo. Afinal, estamos falando de uma excelente estratégia para impactar positivamente, tanto a própria empresa, quanto os seus funcionários.
Ao abraçar a ideia, por exemplo, é possível contar com um diferencial competitivo para o negócio, a fim de atrair e reter novos talentos. Fora isso, os colaboradores tendem a valorizar as organizações que demonstrem preocupação com o bem-estar — um cuidado que reduz o turnover e os custos relacionados à alta rotatividade.
Por fim, a utilização dos benefícios flexíveis é um ótimo caminho para garantir que os profissionais se sintam valorizados, com foco em elevar o engajamento e promover motivação entre os times.
Eles ainda podem aproveitar soluções que proporcionem maior flexibilidade financeira, ideais para atender necessidades específicas com zero burocracia. Na prática, isso pode ser visto com maior produtividade, metas alcançadas com frequência e uma performance impecável. Vale a pena considerar!
Quais são os tipos de benefícios flexíveis?
Se você ainda não sabe como funciona a oferta de benefícios flexíveis, temos uma boa notícia: existem inúmeras categorias que podem ser integradas em um planejamento corporativo.
Entre as soluções mais populares, estão os benefícios financeiros, que englobam os gift cards, a participação nos lucros e até a previdência privada. Entretanto, há também os benefícios flexíveis voltados para a área da saúde e do bem-estar, disponibilizando planos de academias e terapias diversas.
Tudo isso, sem mencionar o vale-cultura, as assinaturas de plataformas de streaming e os benefícios de mobilidade. As possibilidades são inúmeras!
Como implementar benefícios flexíveis na empresa?
Inicialmente, você pode imaginar que implementar o benefício flexível em um negócio pode ser difícil. Mas, não se engane. Com o planejamento correto e muita comunicação, é possível aproveitar ao máximo os bons resultados dessa medida. Abaixo, te mostramos algumas etapas essenciais ao longo desse processo. Anote!
Verifique as necessidades
Antes de tudo, procure compreender as necessidades dos funcionários. Isso pode ser feito com uma pesquisa, a fim de identificar os tipos de benefícios mais valorizados pelos times. Nessa etapa, utilize formulários, plataformas on-line ou crie um canal de comunicação próprio para essa finalidade.
Considere o orçamento
O próximo passo é estipular um valor por colaborador. Em seguida, você terá que definir quais categorias de benefícios farão parte desse montante, como: alimentação, saúde, lazer, bem-estar, mobilidade, etc.
Busque bons parceiros
O ideal é escolher empresas que disponibilizam segurança, praticidade e um serviço de qualidade. Esse é o caso da Multi Mega Prêmios, já consolidada no mercado e com experiência em vários nichos.
Crie uma política de uso
Para evitar erros, produza um documento completo, explicando as regras dos benefícios flexíveis. No material, pontue, com detalhes, como a opção pode ser escolhida e utilizada ao longo do tempo.
Treine a liderança
Assim que tudo estiver pronto, lembre-se de preparar os líderes da empresa para orientar os colaboradores. Esses profissionais também serão os responsáveis por solucionar dúvidas sobre as opções disponíveis.
Qual o futuro dos benefícios flexíveis?
Com o crescimento da digitalização e o fácil acesso à informação, além da transformação constante do perfil dos colaboradores, os benefícios flexíveis seguem em constante evolução. Logo, da mesma maneira que acontece em outros nichos do mercado, este setor também conta com algumas tendências.
Para os próximos anos, por exemplo, a previsão é que os benefícios on-demand estejam em alta, especialmente as soluções que podem ser utilizadas imediatamente, disponíveis nos aplicativos de saúde e bem-estar. Outro ponto relevante diz respeito às ações de ESG, com benefícios relacionados ao mundo da sustentabilidade.
Como exemplo, destacamos o vale presente virtual, que descarta o uso de papel ou plástico, surgindo como uma alternativa eficiente e tecnológica para quem deseja aproveitar essa vantagem.
Viu só? Ao longo do post, conseguimos entender que os benefícios flexíveis vão muito além de uma simples tendência.
Na verdade, eles são um mecanismo inteligente e estratégico para as empresas que pretendem se destacar no mercado, além de construir ótimas relações com os seus funcionários. Ao oferecer a liberdade na escolha, você conseguirá atender às necessidades de cada indivíduo, atraindo e retendo talentos, para um dia a dia altamente produtivo.
E então, gostou de se aprofundar no assunto e explorar os diferenciais dos benefícios flexíveis? Aproveite para conhecer as soluções exclusivas da Multi Mega Prêmios, para organizações de todos os portes.