Como os vales presente digitais podem reduzir a rotatividade de funcionários?
Adotar estratégias para diminuir a rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, deve ser o objetivo de toda empresa que visa a criação de uma cultura e um clima organizacional positivos. No entanto, para isso, é fundamental conhecer o perfil dos colaboradores e compreender as suas principais necessidades dentro do ambiente de trabalho.
Os desafios da retenção de talentos em uma empresa, muitas vezes, podem estar relacionados à falta de reconhecimento dos profissionais. Um ambiente de trabalho com muitos conflitos, tarefas complexas, poucos benefícios e baixa valorização tende a ter uma maior rotatividade de funcionários, uma vez que outras vagas de emprego se tornam facilmente mais atrativas.
Para solucionar esse problema, é necessário melhorar a atratividade de talentos da empresa. Neste artigo, saiba como os vales-presente digitais são ferramentas muito valiosas para alcançar esse objetivo!
Qual o impacto do reconhecimento e da recompensa na retenção de talentos?
A principal fonte de rendimento de uma empresa vem dos colaboradores. Sendo assim, reconhecer o trabalho de cada profissional no crescimento organizacional deveria ser uma regra para todo negócio.
Priorizar a atenção aos colaboradores é também uma estratégia de retenção de talentos. Afinal, por meio dessa iniciativa, é possível ouvir as demandas dos profissionais, identificar as principais necessidades e descobrir como superar as expectativas do público interno.
O reconhecimento profissional é um objetivo de carreira de muitas pessoas. No entanto, apenas elogios e incentivos a um bom trabalho não são suficientes, se o colaborador não se sente bem remunerado. Portanto, a recompensa também é uma peça fundamental para a retenção de talentos.
Ao combinar uma estratégia que permite reconhecer e recompensar os profissionais pela qualidade de trabalho que está impulsionando os resultados da empresa, é possível ter acesso a impactos positivos, como:
- redução de custos — segundo resultados de uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM), substituir um funcionário pode gerar despesas de 50% a 200% do salário anual de um colaborador;
- retenção de talentos — um estudo da Gallup revelou que mais da metade dos colaboradores estão ativamente em busca de um novo emprego;
- prevenção a gargalos operacionais — o que permite ter uma rotina mais produtiva e eficiente, sem o período de onboarding de muitos colaboradores;
- melhora da reputação da empresa — um lugar que as pessoas gostam de trabalhar costuma chamar mais atenção dos clientes, tanto pelos valores da organização quanto pela qualidade de atendimento;
- implementação de uma cultura positiva — com mais colaboração dos profissionais, é possível ter insights e ideias excelentes para aprimorar continuamente as operações internas.
Por que a personalização dos vales presente cria maior conexão com os colaboradores?
Oferecer benefícios para os colaboradores é uma estratégia importante para aumentar a atratividade da empresa e diminuir a rotatividade de funcionários. Nesse contexto, é importante oferecer recompensas e vantagens que realmente são do interesse do público interno. Portanto, conhecer melhor o perfil dos profissionais deve ser um dos primeiros passos da gestão de pessoas.
Encontrar estratégias para melhorar a conexão com os funcionários envolve a criação de uma cultura de feedback mais alinhada à gestão, que permite dar voz aos profissionais. Desse modo, é possível coletar informações relevantes sobre a experiência do colaborador na empresa.
A partir disso, é possível desenvolver estratégias para oferecer benefícios flexíveis e atrativos para os profissionais. Um exemplo disso é a oferta de vales-presente em diferentes ocasiões, como:
- datas comemorativas;
- reconhecimento profissional;
- metas atingidas;
- aniversário do colaborador na empresa;
- promoção de cargo;
- entre outros.
Os vales-presente são benefícios práticos, nos quais os profissionais recebem um gift card ou um código para resgatar um saldo e usá-lo para fazer as compras que desejar nas empresas parceiras. Desse modo, são recompensas mais personalizáveis, em comparação a brindes específicos, que nem sempre se alinham ao perfil de todos os colaboradores.
Quando estão na versão digital, os vales-presente são ainda mais práticos. Afinal, com um simples código, é possível pagar o carrinho de uma compra online e receber em casa os produtos ou serviços que mais deseja.
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Como a premiação frequente e prática reforça o sentimento de pertencimento?
Além da praticidade e da flexibilidade, é interessante destacar como oferecer vales-presente para os colaboradores de maneira frequente pode trazer vantagens para as empresas.
Para começar, esse tipo de oferta conta com um bom custo-benefício. Afinal, as taxas de serviços podem ser menores do que outros modelos de recompensa aos colaboradores, e a empresa só precisa contratar quando desejar oferecer novos vales.
Só a vantagem econômica torna mais viável a premiação frequente. No entanto, existem ainda mais benefícios de usar os vales-presente digitais no dia a dia da corporação para atrair e reter talentos.
Para entender melhor isso, é importante se imaginar no lugar do profissional. Ao se empenhar em realizar um bom trabalho, é de se esperar que o retorno venha com a mesma dedicação. Quando a empresa atende às expectativas do colaborador, ele pode se sentir parte do negócio e compreender o real valor dos seus serviços.
Esse senso de pertencimento à empresa é importante para o engajamento e a motivação no trabalho. Afinal, faz com que o profissional se preocupe com as necessidades do negócio, procure estratégias para melhorar o desempenho e tenha uma ação proativa para solucionar problemas. Em outras palavras, faz com que o funcionário vista a camisa da organização. Tudo isso diminui a taxa de rotatividade e até mesmo o absenteísmo.
A premiação frequente é um exemplo de recompensa que pode despertar o sentimento de pertencimento. Por essa razão, é uma excelente estratégia criar um plano de premiações, com vales-presente e demais benefícios aos colaboradores, de acordo com o perfil do público interno.
Viu só como a rotatividade de funcionários pode ser influenciada justamente pelas ações da empresa? Com estratégia para diminuir o turnover e valorizar a presença dos colaboradores na organização, é possível ter uma rotina mais consistente e fluida, de modo a otimizar as operações e melhorar a eficiência, a produtividade e o engajamento no ambiente de trabalho.
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