Como os vales presente digitais ajudam a criar uma boa experiência do cliente?
Criar uma jornada positiva e atrativa para os consumidores é o objetivo de todo negócio. Nesse contexto, oferecer uma experiência do cliente mais personalizada e positiva deve ser o principal objetivo da empresa quando o assunto é relacionamento com o público externo.
A escolha das melhores estratégias para aprimorar a experiência do cliente não é intuitiva. Afinal, por trás dos processos, existe bastante estudo do perfil dos consumidores, das tendências do mercado e das necessidades do público que busca os seus produtos e serviços.
De todo modo, oferecer benefícios apropriados para as clientes é um dos segredos para aprimorar a experiência. Neste artigo, confira as melhores dicas para investir nessas melhorias com o uso dos vales-presente digitais!
O que são vales presente digitais?
Conhecer diferentes opções de benefícios aos clientes é um dos primeiros passos para avaliar estratégias para melhorar a experiência do consumidor. Desse modo, é possível definir métodos eficientes para aplicá-los em sua empresa.
Os vales-presente digitais são excelentes exemplos de benefícios para os clientes. Essa ferramenta é um tipo de recompensa ou brinde que pode ser oferecido a outra pessoa de maneira prática e rápida.
O vale-presente é um valor oferecido para um indivíduo, que pode resgatar o saldo e fazer a compra que desejar com esse dinheiro. Geralmente, o benefício vem na forma de cartões ou de um código promocional que pode ser aplicado no site ou no aplicativo de empresas parceiras.
Dessa maneira, o negócio só precisa fazer o investimento inicial na recarga do saldo do vale-presente. Depois disso, faz a entrega para o público-alvo e monitora os resultados.
Como os vales presente digitais ajudam na experiência do cliente?
Os vales-presente digitais funcionam como brindes na jornada do consumidor. No entanto, o impacto positivo pode ser potencializado, uma vez que se trata de uma estratégia mais personalizada.
Por exemplo, você pode oferecer um brinde padronizado aos clientes sempre que realizarem uma determinada ação, completarem um número específico de pedidos ou voltarem a fazer compras com a empresa. Contudo, com essa estratégia, todas as pessoas (ou a maioria) receberiam o mesmo presente. Logo, as chances de agradar mais gente diminui.
Por outro lado, ao oferecer um vale-presente digital, os clientes recebem o mesmo presente, porém, com a possibilidade de escolher o que quiserem. Sendo assim, o valor agregado ao brinde muda totalmente, com mais possibilidade de agradar um maior número de consumidores.
O impacto de experiências personalizadas na fidelização do cliente é muito positivo. Afinal, a empresa pode demonstrar que não vê o consumidor apenas como uma fonte de dinheiro. Pelo contrário, mostra enxergar e se importar com as particularidades, individualidade e necessidades de cada um.
Em outras palavras, os vales-presente digitais ajudam a melhorar a experiência do cliente ao permitir que escolha o que realmente deseja ganhar. Portanto, é uma dupla vantagem: a do prêmio e a da decisão.
Quais os benefícios de oferecer vales presente em campanhas pós-venda?
A implementação dos vales-presentes ajuda a entender como garantir a melhor experiência do cliente no atendimento. Isso vale desde antes do primeiro contato com a marca até o pós-venda.
Essa é mais uma das vantagens de usar os vales-presente como benefícios para os clientes: é possível aplicar a estratégia em diferentes estágios do funil. Com isso, o negócio consegue surpreender e encantar ainda mais consumidores.
É muito importante ter em mente que quando a atenção se volta para compreender o que é experiência do cliente, é fundamental pensar em todas as etapas que uma pessoa passa até conhecer a sua marca e finalizar a negociação. Sendo assim, os cuidados pós-venda são muito importantes para fidelizar o consumidor, ao convencê-lo a fazer um novo negócio futuramente.
Ao cuidar do pós-venda com a oferta de vales-presente, é possível mostrar a importância do cliente para a empresa, apresentar vantagens para escolhê-la novamente e até mesmo reduzir custos para reconquistar o consumidor. Saiba mais sobre os benefícios, a seguir!
Fidelização
Os programas de recompensa são grandes aliados na experiência do cliente. Segundo um levantamento do Reclame AQUI, cerca de 85% dos consumidores afirmaram que esse benefício influenciou a decisão de compras.
Não é à toa que quase ¾ dos consumidores fizeram avaliações positivas aos programas de recompensa. Afinal, é possível identificar os benefícios e desfrutá-los de maneira simples.
Economia
Conquistar um novo cliente pode ser até 25 vezes mais caro do que fidelizar um já existente. Por essa razão, buscar estratégias para manter o contato e a proximidade com os consumidores é um investimento estratégico para reduzir custos a longo prazo.
Com os vales-presente digitais, é possível obter diversas vantagens para as finanças e as vendas da empresa, como:
- diminuir a incidência de abandono de carrinhos;
- reduzir a insatisfação dos clientes;
- manter um contato pós-venda;
- estimular os consumidores a realizar novas compras;
- aumentar o ticket médio por cliente.
Praticidade
Vale a pena destacar que a empresa não vai precisar ter muito trabalho para contratar um programa de vale-presente. Na realidade, o processo é pouco burocrático e não requer assinaturas a longo prazo. Desse modo, pode ser usado apenas por um curto período ou pelo tempo que for necessário.
A equipe de pós-vendas só precisa fazer a contratação de um serviço de vale-presente que ofereça parcerias com empresas que podem atrair o cliente — ou até para o próprio negócio. Com isso, é possível garantir o sucesso da estratégia e diminuir o trabalho para conquistar mais consumidores fieis.
Em outras palavras, os vales-presente digitais são ferramentas práticas, eficientes e muito úteis para agregar valor à experiência do cliente e aprimorar o relacionamento com o público externo. Investir em recursos que melhoram o engajamento com o consumidor e favorece a preferência é a melhor escolha para aumentar a lucratividade do negócio. Dessa forma, é possível manter a competitividade ao ter mais pessoas fieis próximas da empresa.
Que tal dar o primeiro passo para investir na estratégia? Entre em contato conosco e saiba como garantir os melhores vales presente para os seus clientes!