Benefícios de incluir vales presente em estratégias de programas de fidelidade
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para implementar uma estratégia de retenção dos clientes. Oferecer brindes, recompensas e demais vantagens em um programa de fidelidade, por exemplo, é uma das escolhas.
Quando o cliente sabe que pode ganhar um retorno positivo ao se manter em contato com uma determinada empresa, fazendo compras regulares, pode se motivar ainda mais a cumprir a meta e receber a recompensa. Os vales-presentes, por exemplo, são ferramentas muito úteis para atrair e reter clientes dentro de programas de fidelidade.
Neste artigo, entenda melhor por que e como usar os vales-presentes para converter clientes na adoção de programas de fidelidade!
O que são os vales presente?
Os vales-presente são vouchers que podem ser usados na compra de produtos ou serviços em estabelecimentos parceiros. A ferramenta funciona como um cartão pré-pago, no qual é possível recarregar com o valor desejado e entregá-lo para que uma outra pessoa consuma da maneira que desejar.
Os vales-presente são oferecidos, por exemplo, por empresas aos consumidores em estratégias de retenção de talentos por meio de uma boa gestão de benefícios. Essa ferramenta também é muito utilizada entre amigos e pessoas queridas quando a intenção é presentear alguém com algo flexível.
Há ainda a possibilidade de oferecer vales-presente para os clientes. Dessa maneira, os consumidores podem gastar o valor recebido com o que desejarem dentro da loja ou em estabelecimentos parceiros.
Vale a pena destacar que os vales-presente podem ser físicos, geralmente na forma de cartões ou bilhetes. Outra opção é a versão digital, na qual é gerado um código que pode ser inserido na hora do pagamento online.
O código dos vales-presente digitais pode ser enviado por mensagens de texto, e-mail ou compartilhado no aplicativo da loja para o cliente. O valor pode ser resgatado ao inserir o padrão numérico ou alfabético recebido, e esse resgate costuma ser exclusivo e único.
O valor resgatado dos vale-presentes também pode ser adicionado em carteiras digitais. Desse modo, é possível fazer compras em estabelecimentos físicos por meio da recompensa recebida.
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O que são programas de fidelidade?
Os programas de fidelidade, por sua vez, fazem parte de campanhas de marketing para estimular o cliente a se manter próximo de uma marca. Geralmente, são coletados pontos a cada interação com a empresa e, ao atingir uma determinada meta, o consumidor pode receber um benefício exclusivo.
A longo prazo, por meio dessa estratégia, o cliente cria um vínculo com a marca, o que favorece a retenção por muito mais tempo. Muitos consumidores também começam a interagir com a empresa ao saberem que existe um programa de fidelidade que pode trazer benefícios. Desse modo, torna-se também uma tática de atração de público.
As mais variadas empresas podem implementar um programa para fidelizar os clientes. No entanto, essa estratégia é mais interessante para negócios que comercializam produtos ou serviços de uso contínuo.
Uma empresa que vende caixas d’água, por exemplo, pode desfrutar pouco de um programa de fidelidade, uma vez que se trata de um produto no qual cada cliente compraria poucas vezes na vida. Por outro lado, um supermercado consegue aproveitar muito essa estratégia e usar como maneira de driblar a concorrência.
O acúmulo de pontos funciona como uma campanha de incentivo. É possível definir uma quantidade de itens, compras ou valor mínimo para ganhar um ou um conjunto de pontos. Além disso, a empresa estipula a pontuação necessária para trocar por uma recompensa.
Essa dinâmica é um sucesso em diversas organizações. Os programas de milhas de cartões de crédito, por exemplo, seguem essa lógica. Os pontos Stix também são excelentes exemplos, assim como os programas de fidelidade de alguns estabelecimentos no iFood.
Segundo um estudo da Bain & Company, os programas de recompensas podem trazer impactos consideráveis na lucratividade. Um aumento sutil de 5% na taxa de retenção dos clientes pode elevar o retorno financeiro em até 95%.
Como os vales presente melhoram a experiência do cliente?
Tendo em vista as vantagens de investir em programas de fidelidade, por que não vincular essa estratégia ao dos vales-presente? Essa ferramenta, em comparação com brindes e descontos, oferece uma série de benefícios para os negócios.
A seguir, saiba mais sobre os impactos positivos dos vales-presente na experiência dos clientes!
Personalização
A ferramenta pode ser customizada para expressar cada vez mais a identidade da marca e ser vinculada à empresa. Desse modo, torna-se uma estratégia com maior personalização para os objetivos do negócio.
Além disso, o brinde é personalizado de acordo com o cliente. Afinal, existe um valor estabelecido, que pode ser usado para gerar a recompensa que o consumidor desejar investir o saldo do voucher. Sendo assim, é possível desfrutar ainda mais do prêmio.
Flexibilidade
A flexibilidade de deixar o cliente escolher o que deseja ganhar, após concluir a meta do programa de fidelidade, é mais um ponto positivo. Essa alternativa oferece mais chances de garantir a satisfação dos consumidores e motivá-los a continuar o relacionamento com a marca.
Valorização
Uma empresa que adota estratégias inovadoras para investir nos clientes costuma ser reconhecida e mais valorizada pelo público externo. Com isso, é possível fazer uma estratégia de divulgação e de melhoria da reputação, ao mesmo tempo em que investe na atração e retenção dos clientes.
Em outras palavras, os programas de fidelidade são estratégias muito versáteis para colocar uma marca em evidência e melhorar o relacionamento com o cliente. Com recompensas flexíveis, personalizadas e inovadoras, como é o caso do vale-presente, é possível potencializar os resultados e aproximar cada vez mais o público da empresa.
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