6 estratégias de como fidelizar clientes
Todo e qualquer empresário já se perguntou: “afinal, como fidelizar clientes?” Isso porque, atrair e manter os consumidores por perto do seu negócio é um dos grandes desafios e objetivos de uma organização.
Em um mercado a cada dia mais competitivo, cativar a preferência dos usuários não é somente um caminho para garantir vendas constantes, mas também um dos segredos para quem deseja expandir a sua marca, criando verdadeiros embaixadores orgânicos.
Seja como for, já adiantamos: com algumas estratégias é possível descobrir como fidelizar um cliente e melhorar a sua performance no setor. Para descobrir quais são elas, continue acompanhando o post e veja as nossas recomendações exclusivas. Vamos lá?
Por que aprender como fidelizar os clientes?
Certamente, existem várias vantagens que podem ser aproveitadas ao aprender como fidelizar o cliente. E já adiantamos: esses diferenciais vão muito além do aumento significativo das vendas de um negócio. Abaixo, listamos quais são esses benefícios. Veja só:
- redução das despesas: a conquista de um novo cliente tende a ser mais cara do que manter os consumidores atuais. Ou seja, os clientes fieis são ótimos para gerar uma receita recorrente em seu caixa, com um valor de aquisição bem menor;
- boa previsibilidade: contar com uma boa base de clientes leais é excelente para melhorar a saúde financeira de um negócio. Isso também permite a criação de projeções e de planejamentos estratégicos mais certeiros;
- indicações orgânicas: os clientes fiéis têm muito mais chances de indicar a sua organização para outras pessoas, criando assim uma espécie de marketing espontâneo;
- opiniões valiosas: os consumidores leais estão mais dispostos a dividir dicas e sugestões que podem auxiliar o seu negócio a decolar.
Como fidelizar o cliente? Veja essas dicas!
Até aqui, já ficou claro como fidelizar clientes é um método importante para toda e qualquer empresa. Entretanto, será que você sabe como colocar essa recomendação em prática? Para facilitar o processo, separamos algumas estratégias práticas que te ajudarão a conquistar resultados incríveis. Anote!
1 . Capriche no atendimento
Pode acreditar: nada tem o poder de conquistar mais a atenção e a lealdade do público do que um atendimento de primeira. Aqui, estamos falando de uma abordagem rápida, eficiente e objetiva, focada em solucionar problemas e surpreender, de modo positivo, o consumidor.
Para tanto, garanta que a sua equipe esteja bem treinada e pronta para compreender as necessidades dos consumidores. Considere ainda o uso de tecnologias que te ajudem a agilizar respostas, como o atendimento omnichannel e chatbots.
2 . Crie programas de fidelidade
Outra recomendação de ouro para quem deseja aprender como fidelizar cliente é: aposte nos programas de fidelidade. Atualmente, esses recursos, quando bem estruturados, são excelentes para incentivar os consumidores a voltarem à sua empresa com uma certa frequência.
Além disso, tal medida ajuda a estabelecer uma conexão emocional com o público, já que os consumidores sentem estarem sendo bem recompensados por escolher o seu negócio.
Dica! Você pode começar incluindo vales-presentes como um diferencial em seu programa de fidelidade. Versáteis, esses recursos incentivam as novas compras, podendo ser compartilhados com outras pessoas e, assim, ampliando o seu alcance no mercado.
3. Valorize a opinião dos seus consumidores
Ouvir o que os seus clientes têm a dizer é um cuidado crucial no processo de fidelização. Apesar de parecer algo simples, essa atitude facilita a criação de um relacionamento contínuo e de confiança entre ambas as partes.
Consumidores que sentem que o seu feedback é bem-vindo e levado a sério apresentam muito mais chances de retornarem ao negócio, tornando-se compradores fieis.
Nesse sentido, considere criar canais para o compartilhamento de sugestões, reclamações ou elogios. Isso pode ser tanto on-line, por meio de e-mails ou questionários, quanto presencial, com a ajuda das tradicionais “caixas de sugestões”.
4. Invista no marketing de relacionamento
As estratégias do marketing de relacionamento são excelentes para quem deseja se aproximar do consumidor, estabelecendo boas conexões e, com isso, fidelizando o usuário — especialmente na etapa do pós-venda.
Isso inclui contatos constantes e relevantes, que vão além do processo de compra e venda. Nessa lista, podemos destacar algumas estratégias eficientes, como:
- o envio de newsletters: produza conteúdos ricos em dicas, novidades e promoções exclusivas;
- a comemoração de datas especiais: lembre-se de celebrar aniversários, enviando mensagens personalizadas e, em alguns casos, cupons de descontos especiais;
- a interação nas redes sociais: mantenha-se presente em diferentes canais, seja no Facebook, Instagram ou outra plataforma. O ideal é sempre interagir de maneira autêntica, com atenção e cuidado para responder dúvidas e demais comentários.
5. Facilite o processo de compra
Quanto mais simples e intuitivo for o processo de compra, melhor. Dessa forma, os clientes ficarão não somente satisfeitos, mas sempre terão disposição para voltar a fechar bons negócios com a sua empresa.
Isso porque, consumidores que encontram dificuldades nessa etapa têm, automaticamente, as chances reduzidas de retornar à empresa, diminuindo consideravelmente os seus resultados no fim do mês.
Dito isto, certifique-se de que a sua loja ou site seja simples de navegar. Já quando falamos de um ponto de vendas físico, garanta que existam diferentes formas de pagamento, com o atendimento acessível para o esclarecimento de dúvidas.
6. Capriche no pós-venda
Engana-se quem imagina que o relacionamento com o público seja finalizado no ato da venda. Nada disso! Para aprender como fidelizar clientes, também é preciso investir no pós-venda — uma das etapas mais relevantes para assegurar a satisfação e, logo, a fidelidade do consumidor. Entre as estratégias mais indicadas para essa fase, estão:
- considere entrar em contato após a negociação para checar se o usuário está, de fato, feliz com o produto ou serviço prestado;
- proporcione o suporte necessário para ser possível solucionar dúvidas ou resolver problemas;
- encaminhe promoções especiais para compras futuras, como uma maneira de agradecer pela confiança.
Viu só? Como foi possível notar ao longo do post, a fidelização de clientes é um processo que demanda total dedicação e, em alguns momentos, uma certa criatividade.
Portanto, procure sempre implementar estratégias para atrair consumidores legais e, com isso, garantir o crescimento contínuo e sustentável da sua marca.
Já se gostou dessa leitura sobre como fidelizar clientes, aproveite o momento para ler outro post exclusivo: os benefícios fiscais das campanhas de incentivo com cartões presentes. Até mais!