Guia para criar uma boa experiência do colaborador na empresa
Reter talentos é um cuidado essencial para as empresas que desejam manter os seus resultados em alto nível, além de criar uma equipe integrada e focada em superar desafios. Entretanto, em um mercado tão competitivo, as organizações que conseguem atrair bons profissionais são aquelas que compreendem que o sucesso não está somente em seus serviços ou produtos, mas em como os seus funcionários são tratados.
Ou seja, é preciso investir na experiência do colaborador — também conhecida como employee experience. Com isso, será possível tanto atrair, como reter os melhores especialistas do ramo e, assim, potencializar os resultados do seu negócio.
Entretanto, como colocar esse planejamento em prática e aproveitar os seus benefícios? É sobre isso que falamos neste post especial. Para descobrir, continue acompanhando a leitura e anote as nossas dicas. Vamos lá?
O que é experiência do colaborador e qual a sua importância?
Antes de tudo, é preciso entender o que é experiência do colaborador. Também conhecido como employee experience, ou EX, o termo diz respeito à soma de todos os benefícios e interações que um indivíduo tem com a organização ao longo de sua jornada no ambiente de trabalho. Em outras palavras, desde o seu primeiro contato com a empresa até o momento do seu desligamento.
Resumidamente, além de se dedicar a proporcionar as melhores experiências aos clientes (CX), é preciso apostar todas as fichas na EX. Somente assim será possível criar um espaço de trabalho saudável, atrativo e, especialmente, que estimule a criatividade e a produção dos indivíduos.
Também é importante destacar que uma experiência do colaborador completa adiciona um grande diferencial competitivo para uma marca no mercado, tornando-se uma ótima estratégia para o seu negócio. Até porque, vamos concordar: profissionais contentes e motivados são mais leais à empresa, refletindo em bons resultados e redução considerável nas taxas de turnover.
Experiência do colaborador: como mapear e melhorar?
Da mesma maneira que acontece ao mapear a experiência do cliente, a employee experience também deve contar com uma análise profunda a respeito da jornada do funcionário em uma organização. Tal caminho ainda pode ser dividido em diferentes fases, sendo eles:
- recrutamento e seleção: a EX começa antes mesmo da contratação do colaborador. Para isso, é preciso investir em processos seletivos ágeis, transparentes e bem conduzidos, a fim de causar uma boa impressão;
- onboarding: é essencial oferecer uma integração completa ao novo colaborador, com foco no acolhimento e organização. Isso o ajudará a se sentir parte do time desde o primeiro dia;
- desenvolvimento profissional: disponibilizar treinamentos, rodadas de feedbacks e oportunidades de crescimento é uma prática essencial para manter os funcionários sempre motivados e determinados a conquistar bons resultados;
- reconhecimento: atualmente, muitas empresas utilizam programas que visam a valorização das metas atingidas, criando uma cultura de pertencimento. Os gifts cards são ótimos exemplos disso.
Como valorizar a cultura organizacional?
A cultura organizacional tem como finalidade reforçar a marca de uma empresa. Ou melhor: o modo como a organização se porta — e é vista — em seu nicho de atuação.
Além disso, esse cuidado serve para guiar as ações de todos os funcionários envolvidos em seus processos, servindo como um verdadeiro alicerce das práticas e ações de um negócio.
Com isso, é preciso que os empresários e gestores sempre determinem valores claros e destaquem lideranças que tenham o poder de inspirar os funcionários, além de criar um ambiente corporativo respeitoso e inclusivo. Veja:
- comunicação clara e objetiva: em uma cultura organizacional, é necessário contar com a promoção de diálogos abertos, independentemente do nível hierárquico da organização. Os funcionários, portanto, precisam saber que as suas opiniões são relevantes, ouvidas e valorizadas;
- bem-estar do indivíduo: adote iniciativas que promovam a saúde física e mental da equipe. Nesse momento, proporcionar benefícios como plano de saúde, gift cards e flexibilização de horários é uma ótima saída;
- propósito reforçado: os colaboradores tendem a se sentir mais motivados quando entendem que o seu trabalho é útil para a conquista de algo maior. Logo, que tal deixar claro como cada função em uma empresa consegue interferir em seus valores e missões?
Quais tecnologias e ferramentas ajudam a melhorar a experiência do colaborador?
Felizmente, os gestores podem contar com o auxílio da tecnologia para tornar a experiência do colaborador ainda mais completa. Atualmente, existe uma série de ferramentas que atuam com um papel essencial na criação de um planejamento sólido e eficiente.
Estamos falando de recursos digitais perfeitos para simplificar processos, tornar a comunicação mais objetiva e disponibilizar dados necessários para o gerenciamento de pessoas.
Para feedback contínuo
Ferramentas como Officevibe são as mais indicadas para quem deseja acompanhar o contentamento dos colaboradores em uma organização. Elas ainda permitem identificar os pontos que precisam ser melhorados na cultura organizacional, com o máximo de agilidade.
Para treinamento e desenvolvimento
Coursera e Linkedin Learning são ótimas soluções para facilitar o acesso a conteúdos educativos, seja qual for o nicho de atuação do seu negócio. Lá, é possível encontrar materiais que promovem o aprendizado contínuo, estimulando o crescimento dos profissionais.
Comunicação interna
Por último, não deixe de investir em bons recursos para facilitar a comunicação entre os times internos. Nessa lista, podemos incluir programas como Microsoft Teams e Slack, ideais para simplificar a troca de mensagens e intensificar a colaboração entre as equipes.
Reconhecimento: por que valorizar talentos?
Os programas de reconhecimento profissional, como as premiações e bonificações, também são excelentes maneiras de mostrar que o esforço e a dedicação de cada profissional é reconhecido no ambiente corporativo, aumentando assim a experiência do colaborador.
E mais! No momento, uma forte tendência é o uso dos vales-presentes. Uma vez oferecidos, esses itens permitem que os profissionais escolham as suas próprias recompensas, de um jeito mais personalizado.
Aliás, entre as principais empresas do setor, a Multi Mega Prêmios é a que oferece as melhores e mais atrativas opções — alternativas flexíveis e perfeitas para implementar de maneira eficaz. Vale a pena conhecer!
Viu só? Com essas dicas, temos certeza de que você já sabe como melhorar a experiência do colaborador na empresa. Agora, aproveite o momento e leia o nosso outro post, sobre os benefícios do gift card para os funcionários.