Vales presente como solução para engajar equipes em vendas sazonais
Procurar estratégias para melhorar o engajamento de equipe, principalmente em momentos decisivos para o negócio, é fundamental. Os períodos sazonais são oportunidades únicas de vendas e ter um time dedicado a conquistar mais clientes pode trazer excelentes resultados.
Para aumentar a motivação dos colaboradores, é importante oferecer uma recompensa. Afinal, por que os profissionais fariam tanto esforço para não ter um retorno? É justamente a escolha da maneira de premiar o time que faz a diferença na estratégia de vendas.
Neste artigo, saiba por que os vales-presente são ferramentas estratégicas para motivar a equipe de vendas durante os períodos sazonais de alta demanda!
Quais os principais desafios de períodos sazonais?
Antes de tudo, é fundamental ter em mente que momentos de maior demanda são desafiadores na rotina dos colaboradores. Afinal, existem muitos fatores envolvidos e que podem desanimá-los ao longo dos dias, se a empresa não oferecer benefícios suficientes para manter a motivação no trabalho.
A seguir, conheça alguns exemplos de desafios da sazonalidade que podem impactar o engajamento da equipe!
Metas elevadas
Lidar com a sazonalidade é um desafio também para as empresas, pois após um longo período com baixa em vendas, surge um momento de maior demanda, no qual precisa ser aproveitado ao máximo. O resultado disso? Aumento das metas, a fim de gerar faturamento suficiente para compensar o tempo de menor movimentação.
Tirar os colaboradores do momento de baixa e impulsioná-los a atingir metas muito maiores do que o normal é um desafio. Nesse contexto, é importante oferecer recompensas e mostrar a necessidade da dedicação das equipes.
Estresse
O atendimento ao público, por si só, é desafiador. Com um maior volume de consumidores, a rotina pode se tornar mais estressante, uma vez que surgem mais conflitos, dificuldades de negociação, problemas de comunicação, além da maior carga de trabalho.
O estresse é um grande inimigo do bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, do engajamento das equipes. Por essa razão, driblar esse problema é fundamental para as empresas que desejam ter altas nas vendas e contar com um time empenhado em atingir as metas.
Pressão
A pressão de conseguir vender mais no momento em que os clientes estão procurando pelos serviços ou produtos da empresa também pesa muito no emocional e no comportamento dos colaboradores. Isso porque são oportunidades únicas antes de retomar à baixa demanda.
Essa pressão, principalmente quando está acompanhada de baixa preparação dos profissionais, também pode ser levada ao extremo e causar o efeito rebote. Nesse caso, em vez de se empenhar em atingir os objetivos, os colaboradores desistem do planejamento em execução, pois passam a desacreditar da capacidade de superar as expectativas.
Como os vales presente podem ser usados como incentivos para bater metas?
Em outras palavras, para lidar com o baixo engajamento das equipes em períodos de sazonalidade, é importante oferecer um estímulo. Na prática, os colaboradores precisam ser convencidos de que vale a pena o esforço.
Oferecer recompensas aos profissionais é uma estratégia de ouro para alinhar objetivos e garantir o alcance de diversas metas internas. Afinal, ao trabalhar bem e driblar desafios, não é apenas a empresa que está ganhando algo. Os profissionais também podem ter retornos, o que é um fator necessário para o engajamento dos colaboradores.
Além disso, com a oferta de recompensas, a empresa demonstra valorizar os profissionais. Desse modo, é possível mudar a dinâmica e o olhar para os colaboradores não apenas como capital humano, mas como grandes parceiros para as conquistas empresariais.
Nesse contexto, os vales-presente são recompensas práticas e eficientes. Por essa razão, são excelentes para a estratégia de incentivo para bater metas. Além de recompensar os colaboradores pela dedicação, é possível oferecer um prêmio flexível, personalizável e fácil de usar.
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Quais os benefícios dos vales presente para campanhas rápidas e sazonais?
Os vales-presente são vouchers que podem ser oferecidos para os colaboradores de uma empresa como benefícios. A empresa faz o depósito de um valor e os profissionais podem usar o saldo da maneira que quiserem nas empresas parceiras.
Geralmente, é possível encontrar os vales-presente como gift cards. No entanto, existe também a versão digital, na qual os colaboradores recebem o código de resgate do valor e podem usar em compras online.
A escolha dos vales-presente como benefícios corporativos é muito estratégica. Afinal, essas ferramentas são muito úteis na premiação, uma vez que estão acompanhadas de diversas vantagens.
A seguir, confira o que a empresa ganha ao investir nos vales presente como benefícios e incentivo do engajamento de equipe em campanhas de vendas sazonais!
Flexibilidade
O benefício é flexível e pode ser aplicado nas mais variadas empresas. A organização pode definir o valor desejado e compartilhar com o colaborador de maneira prática e simples. Desse modo, nem o profissional, nem a gestão precisam dedicar muita energia na aquisição e no uso do vale presente.
Agilidade
Por não ser tão burocrático, o vale-presente também pode ser liberado rapidamente, ainda mais na versão digital. Essa agilidade permite recompensar de prontidão os profissionais sempre que atingirem as metas. Esse benefício pode ser usado também como uma excelente estratégia de engajamento, uma vez que oferece retorno rápido.
Custo-benefício
Em comparação a outros brindes e premiações aos colaboradores, o vale-presente apresenta um melhor custo benefício. Além disso, não precisa ser contratado de forma contínua. Desse modo, a oferta pontual do benefício pode servir como incentivo para atingir as metas de vendas.
Como comunicar e implementar a premiação com clareza para os times?
Em geral, a contratação dos vales-presente é rápida e prática. Após entrar em contato com uma empresa fornecedora, é possível liberar os benefícios aos colaboradores e explicar como funciona, o modo de uso e as empresas em que é possível usar o saldo como forma de pagamento.
Deixar explícita a missão dos colaboradores para receber a recompensa também é fundamental. Com isso, é possível promover o engajamento de equipes de maneira transparente e eficiente, explicando as condições para receber a premiação.
Em outras palavras, com a valorização dos colaboradores e a comunicação transparente, é possível implementar as recompensas com vales-presente para solucionar desafios em vendas sazonais. Com o engajamento de equipes, as oportunidades de maior lucratividade e faturamento tendem a crescer, melhorando a conversão e garantindo a manutenção do caixa da empresa para os próximos meses.
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